LONDON: A Capital do Império Britânico

london

London ou Londres é uma importante cidade global (ao lado de Nova Iorque, Tóquio e Paris) e é um dos maiores, mais importantes e influentes centros financeiros do mundo. É a capital da Inglaterra e do Reino Unido e a maior cidade de ambos. Por dois milénios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos romanos, quando foi nomeada Londínio.

O centro de Londres abriga a sede de mais da metade das 100 melhores companhias do Reino Unido (o índice FTSE 100) e mais de 100 das 500 maiores da Europa. Londres possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, mídia, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. É um importante destino turístico para visitantes nacionais e estrangeiros.

De acordo com o Eurostat, Londres é a segunda área metropolitana mais populosa da Europa. Entre 1991 e 2001, 726 mil imigrantes chegaram em Londres.

Transporte de London

Aéreo

A cidade de Londres é um importante polo aeroviário internacional, sendo o espaço aéreo da cidade o maior do mundo. Oito aeroportos usam a palavra “Londres” em seu nome, mas a maior parte do tráfego aéreo passa por seis deles. O Aeroporto de Heathrow, em Hillingdon, na região oeste, é o aeroporto mais movimentado do mundo em tráfego internacional e é o principal hub da companhia aérea britânica British Airways.

Ferroviário

O Metrô de Londres — também conhecido como The Tube — é o mais antigo e o segundo maior sistema de metrô do mundo, entrando em operação em 1863. O sistema possui 270 estações e é formado por várias empresas privadas, incluindo a primeira linha subterrânea elétrica do mundo, a City & South London Railway.

O policiamento na Grande Londres, com exceção da City, é fornecido pela Polícia Metropolitana, supervisionado pelo prefeito. A City tem uma força policial própria: a City of London Police. A British Transport Police é responsável pelos serviços de polícia no National Rail e no metrô da cidade.

Desde 2007 o trem de alta velocidade Eurostar liga Londres, através da estação de St. Pancras, com as cidades de Lille, Paris e Bruxelas. O tempo de viagem de pouco mais de duas horas até Paris e de 50 minutos até Bruxelas tornam Londres mais próxima da Europa continental do que o resto da Grã-Bretanha, em virtude do trem de alta velocidade que atravessa o Canal da Mancha através do Eurotúnel.

Rodoviário

A rede de ônibus de Londres é uma das maiores do mundo, funcionando 24 horas por dia, com 8 mil ônibus, 700 linhas e mais de 6 milhões de viagens de passageiros feitas todas os dias da semana. 

Londres tem uma rede moderna de bondes conhecida como Tramlink, com sede em Croydon, no sul da cidade. A rede tem 39 estações, três rotas e transportou 26,5 milhões de pessoas em 2008. Desde junho de 2008, a Transport for London assumiu completamente a Tramlink e planeja 54 milhões de libras esterlinas até 2015 em manutenção, renovações, atualizações e melhorias de capacidade do sistema. Desde abril de 2009 todos os bondes foram remodelados.

Compra pela Transport for London

Em março de 2008, a TfL anunciou que havia chegado a um acordo para comprar a TC por 98 milhões de libras. A compra foi finalizada em 28 de junho de 2008. Os antecedentes desta compra estão relacionados ao requisito de que a TfL (que assumiu a London Regional Transport em 2000) compensa a TC pelas consequências de quaisquer alterações nas políticas de tarifas e emissão de bilhetes introduzidas desde 1996. Em 2007, esse pagamento foi de £ 4 milhões, com um aumento anual na taxa. O First Group continuará operando o serviço até 2030.

Turismo em London

A capital britânica é um popular polo turístico. O turismo é um dos principais setores econômicos da cidade, empregando o equivalente a 350 mil pessoas em 2003. Londres atrai mais de 14 milhões de visitantes internacionais anualmente, o que a torna a cidade mais visitada de toda a Europa, mesmo sendo a cidade que tem uma das políticas de imigração mais temida por turistas de todo o mundo.

A cidade possui quatro Patrimônios Mundiais: a Torre de Londres; os Reais Jardins Botânicos de Kew; o local que compreende o Palácio de Westminster, a Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida; e o local histórico de Greenwich (onde o Observatório Real de Greenwich marca o meridiano primário, 0° longitude e GMT).

Outros marcos famosos incluem o Palácio de Buckingham, a London Eye, Piccadilly Circus, a Catedral de São Paulo, a Tower Bridge, a Trafalgar Square e o The Shard. Londres é a sede de inúmeros museus, galerias, bibliotecas e outras instituições culturais, como o Museu Britânico, a National Gallery, Tate Modern e a Biblioteca Britânica.

Parques e jardins

Os maiores parques da área central de Londres são três dos Parques Reais: Hyde Park e seu vizinho Kensington Gardens no limite oeste do centro da cidade e Regent’s Park, no extremo norte. Dentro do Regent’s Park está o Zoológico de Londres, o mais antigo jardim zoológico científico do mundo, próximo ao famoso Museu de Cera Madame Tussauds.

Mais perto do centro de Londres estão os Parques Reais menores de Green Park e St. James Park. Hyde Park, em particular, é popular para a prática de esportes e às vezes acolhe concertos ao ar livre. Uma série de grandes parques estão fora do centro da cidade, incluindo os Parques Reais restantes de Greenwich Park, Bushy Park, Richmond Park e Victoria Park. Primrose Hill, ao norte de Regent’s Park, é um local popular para ver o panorama urbano da cidade.

Palácios

Londres é a sede do Governo do Reino Unido, que está sediado no Palácio de Westminster. Muitos departamentos do governo estão localizados próximo ao Parlamento, particularmente ao longo da Whitehall, incluindo a residência oficial do primeiro-ministro, em 10 Downing Street.

O parlamento britânico é muitas vezes chamado de “Mãe dos Parlamentos” (embora este apelido tenha sido aplicado pela primeira vez à própria Inglaterra por John Bright), porque tem sido o modelo para a maioria dos outros sistemas parlamentaristas e suas leis criaram muitos outros parlamentos.

O Palácio de Buckingham é a residência oficial e principal local de trabalho do Monarca do Reino Unido em Londres. Localizado na Cidade de Westminster, o palácio é frequentemente o centro de ocasiões de estado e hospitalidade real. Ele já foi o foco do povo britânico em tempos de alegria nacional.

Arquitetura de London

Algumas áreas da cidade, especialmente na região oeste, são caracterizadas por seus edifícios com estuque ou argamassa branca. Poucas das estruturas no centro de Londres são anteriores ao Grande Incêndio de 1666, mas ainda existem vestígios da era romana, como a Torre de Londres, e alguns sobreviventes da Era Tudor ainda estão espalhados pela City.

Os edifícios mais antigos são feitos principalmente, de alvenaria, geralmente com tijolos londrinos vermelhos ou alaranjados e são muitas vezes decorados com esculturas e molduras de gesso branco, enquanto alguns terminais ferroviários são excelentes exemplos da arquitetura vitoriana.

Outros edifícios modernos icônicos são a sede da prefeitura, em Southwark, e a Biblioteca Britânica, em Kings Cross. O que antes era conhecido como o Millennium Dome, localizado às margens do Tâmisa, a leste de Canary Wharf, atualmente é utilizado como um local de entretenimento chamado The Arena O2.

Cultura de London

A cidade abriga cerca de 240 museus, mas o governo publica números de visitantes apenas de suas próprias instituições. O governo financia a maioria dos museus que pararam de cobrar taxas de visitação em 2001 que continua em vigor mesmo sendo desafiado em 2007. Entretanto, após a remoção de taxas, a visitação aos museus de Londres aumentou, com uma grande percentagem dos 42 milhões de visitantes anuais em todo o país.

Londres é o lar de muitos museus, galerias de arte e outras instituições, que são antes de tudo as principais atrações turísticas e também desempenham um importante papel de pesquisa. O primeiro museu estabelecido foi o Museu Britânico, em Bloomsbury, em 1753.

  • Museu de História Natural (Biologia e Geologia), Museu de Ciências e Victoria and Albert Museum (moda e design) estão agrupados no “bairro museu” de South Kensington, embora as casas do Museu Britânico abriguem artefatos históricos de todo o mundo.
  • Biblioteca Britânica é a biblioteca nacional do Reino Unido, abrigando mais de 150 milhões de itens. A cidade também abriga extensas coleções de arte, principalmente na National Gallery, Tate Britain, Tate Modern e do Instituto Courtauld de Arte.

O distrito dos teatros fica em West End, assim como muitos cinemas, bares, clubes e restaurantes, incluindo o bairro de Chinatown da cidade (no Soho) e a leste de Covent Garden, uma área de lojas especializadas em várias áreas.

A cidade é a casa de Andrew Lloyd Webber, cujo musicais têm dominado West End desde o final do século XX. Royal Ballet, English National Ballet, Royal Opera e English National Opera são instituições sediadas em Londres e se apresentam em locais como a Royal Opera House, o Coliseu, o Teatro Sadler’s Wells e o Royal Albert Hall.

Música

Londres é uma das principais capitais da música clássica e popular do mundo e é o lar de grandes corporações musicais, como a EMI, bem como de inúmeras bandas de Rock, músicos e profissionais dessa indústria.

Nesse sentido, a cidade também é a sede de muitas orquestras e salas de concerto, como o Barbican Centre (base principal da Orquestra Sinfônica de Londres), o Cadogan Hall (da Orquestra Filarmônica Real) e o Royal Albert Hall (The Proms).

As duas principais casas de ópera da cidade são a Royal Opera House e o London Coliseum. O maior órgão de tubos do Reino Unido está localizado no Royal Albert Hall, assim como outros instrumentos importantes encontrados nas grandes catedrais e igrejas londrinas. Vários conservatórios estão localizados dentro da cidade: Royal Academy of Music, Royal College of Music, Guildhall School of Music and Drama e Trinity College of Music.

Londres tem inúmeros locais para espetáculos de rock e pop, como as grandes arenas de Earls Court, Wembley Arena e a O2 Arena, assim como muitos locais de médio porte, como Brixton Academy, Hammersmith Apollo e Shepherds Bush Empire. Realizam-se vários festivais de música, como o Wireless Festival em Londres.

Religião

De acordo com o censo de 2011, os maiores grupos religiosos da cidade são cristãos (48,4%), seguidos por aqueles sem nenhuma religião (20,7%), muçulmanos (12,4%), sem resposta (8,5%), hindus (5%), judeus (1,8%), sikhs (1,5%), budistas (1%) e outros (0,6%).

Londres é tradicionalmente uma cidade cristã e tem uma grande variedade de igrejas, principalmente no centro. A famosa Catedral de São Paulo e a Catedral Southwark são centros administrativos anglicanos.

As cerimônias nacionais e reais mais importantes são compartilhadas entre a Catedral de São Paulo e a Abadia de Westminster.

Esporte

O esporte mais popular de Londres é o futebol e a cidade tem quatorze clubes de futebol na Football League, incluindo seis na Premier League: Arsenal, Chelsea, Fulham, Crystal Palace, Queens Park Rangers, Tottenham Hotspur e West Ham United; enquanto o Chelsea se tornou o primeiro clube de Londres a vencer a Liga dos Campeões da UEFA em maio de 2012.

Em 1924, o Estádio Wembley original tornou-se a casa da seleção nacional de futebol e serviu como palco para a final da Copa da Inglaterra, bem como do Challenge Cup da rugby league. O novo estádio de Wembley serve exatamente para os mesmos fins e tem capacidade para noventa mil torcedores.

Clima de London

Londres tem um clima temperado oceânico (Köppen: Cfb), similarmente à grande parte do sul da Grã-Bretanha. Os verões londrinos são geralmente quentes e, às vezes, o calor é impulsionado pelo efeito urbano de ilha de calor, o que faz com que o centro da cidade fique até 5 °C mais alta do que nos subúrbios e periferias.

A temperatura média do verão de Londres é de 24 °C (75,2 °F). Em média, há sete dias por ano com temperaturas acima de 30 °C (86,0 °F) e dois dias por ano acima de 32 °C (89,6 °F). Temperaturas de 26 °C (79 °F) ocorrem semanalmente entre meados de junho e final de agosto.

Os invernos são geralmente frios, com geadas ocorrendo principalmente nos subúrbios, em média, duas vezes por semana de novembro a março. A neve geralmente ocorre cerca de quatro ou cinco vezes por ano, principalmente entre dezembro e fevereiro. A queda de neve nos meses de março e abril é rara, mas ocorre a cada dois ou três anos. As temperaturas do inverno raramente caem abaixo de -4 °C (24,8 °F) ou acima de 14 °C (57,2 °F).

Economia de London

Londres tem cinco grandes áreas de negócios: City, Westminster, Canary Wharf, Camden & Islington e Lambeth & Southwark. Mais da metade das 100 maiores empresas do Reino Unido (de acordo com índice FTSE 100) e mais de 100 das 500 maiores empresas da Europa têm a sua sede no centro de Londres.

Londres gera cerca de 20% de todo o PIB do Reino Unido (ou 765 bilhões de dólares em 2023), enquanto a economia da área metropolitana de Londres, a maior da Europa, gera cerca de 30% do PIB britânico (US$ 921 bilhões). O PIB per capita de Londres também está em cerca de US$ 70.000, um dos mais elevados comparado a outras grandes cidades europeias.

Londres é de fato um dos principais centros financeiros do mundo competindo com Nova Iorque, nos Estados Unidos, como o local mais importante das finanças internacionais.

A saber, a maior indústria de Londres é o setor financeiro e suas exportações financeiras o tornaram um grande contribuinte da balança de pagamentos do Reino Unido. Cerca de 325 mil pessoas estavam empregadas na área de serviços financeiros na cidade em meados de 2007 e atualmente, o setor financeiro em Londres emprega cerca de 400 mil pessoas.

Afinal, Londres tem cerca de 480 bancos estrangeiros, mais do que qualquer outra cidade no mundo. Mais de 85% (3,2 milhões) da população ocupada de grande Londres trabalha no setor de serviços. Juntamente com os serviços profissionais, as empresas de mídia estão concentradas em Londres e o setor de distribuição de mídia é o segundo mais competitivo na cidade.

Educação

Londres é certamente um importante polo de ensino superior e de pesquisa e suas 43 universidades formam a maior concentração de instituições de ensino superior da Europa. Em 2008/09, a cidade tinha 412 mil estudantes no ensino superior (cerca de 17% do total do Reino Unido), de tal forma que de cerca 287 mil estavam matriculados em cursos de graduação e 118 mil estavam matriculados na pós-graduação.

Várias instituições de ensino superior de renome estão sediadas em Londres. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a University College London (UCL) como a quarta do mundo, enquanto o Imperial College London como o sexto e o King’s College de Londres na 26ª posição. A London School of Economics tem sido considerada como uma instituição de ciência social líder mundial, em ensino e, ao mesmo tempo, em pesquisa.

Culinária de London

A culinária de Londres reflete sem dúvida a diversidade cultural da cidade, combinando pratos tradicionais britânicos com influências globais. Ao longo dos séculos, Londres evoluiu primeiramente de uma cidade conhecida por uma culinária simples para um destino gastronômico de destaque mundial, com uma ampla variedade de estilos culinários.

Pratos Tradicionais

Entre os pratos típicos britânicos ainda encontrados em Londres, destacam-se:

  • Fish and Chips: Peixe empanado (geralmente bacalhau ou arinca) acompanhado de batatas fritas. Esse prato, embora simples, é uma instituição britânica.
  • Sunday Roast: Uma refeição tradicionalmente servida aos domingos, composta por carne assada (normalmente carne bovina, cordeiro ou frango), batatas assadas, legumes e molho gravy.
  • Full English Breakfast: Um café da manhã completo que inclui ovos, bacon, linguiça, feijão, tomate grelhado, cogumelos e torrada. Sendo assim a refeição mais importante do dia.

Seja também nosso fornecedor clicando aqui.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos Recentes

Receba novos artigos

Se inscreva em nossa Newsletter

Sem spam, notificaremos apenas sobre novos artigos.
Não perca!

Artigos relacionados