HANÓI: A Capital Cercada Por Lagos e História

hanói
Imagem de domínio público, Hiperligação

Hanói é a capital e segunda maior cidade do Vietnã. Situa-se no centro da planície do delta do rio Vermelho, a 88 km das costas do golfo de Tonquim, onde está o seu anteporto, Hai Phong. A área incorporada total da cidade é de 3 344,7 km² e sua população total é 6 448 837 habitantes, sendo 2 632 087 urbana e 3 816 750 rural (censo 2009).

História

Hanói foi habitada desde, no mínimo, 3000 A.C.. Um dos primeiros assentamentos permanentes na região foi a Cidadela de Co Loa (Cổ Loa) fundada em cerca de 200 A.C..

Hanói teve vários nomes ao longo da história, todos de origem sino-vietnamita. Aliás, durante a dominação chinesa, foi chamada de Tống Bình e Long Đỗ. Em 866, foi transformada em cidadela e renomeada Đại La. Já em 1831, o imperador Nguyen Minh Mang a chamou de Hà Nội, que significa “Entre Rios” ou “Interior do Rio”.

Posteriormente, em 1873, foi ocupada pela França e, em 1887, tornou-se a capital da Indochina Francesa em 1902.

Hanói foi ocupada por tropas francesas em 1872 e 1882, tornando-se o centro administrativo de Tonquim. Durante a Segunda Guerra Mundial, também foi ocupada pelos japoneses até eles serem derrotados pelos EUA, visto que, em 1945 Hanói foi proclamada a República Democrática do Vietnã.

Resistência Contra os Franceses

Em dezembro de 1946, começou a guerra de resistência contra os franceses que, logo após, se retiraram em outubro de 1954, permitindo que a cidade voltasse à República Democrática do Vietnã.

Durante a Guerra do Vietnã, o sistema de transporte de Hanói foi interrompido pelos bombardeios, mas as pontes e ferrovias foram rapidamente restauradas. Após o fim da guerra, Hanói tornou-se a capital do Vietnã reunificado em 2 de julho de 1976, quando o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul se uniram.

Economia de Hanói

No final do século XX, Hanói experimentou um próspero desenvolvimento industrial no setor terciário, com grandes instalações operando em áreas como mecânica, eletrônica, borracha, química, cimento, alimentos, têxteis e vestuário. A cidade, cercada por uma extensa área agrícola, também se tornou um importante nó rodoferroviário além de um porto fluvial.

Desde o início dos anos 1990, a economia de Hanói, que esteve instável por muito tempo, começou a se estabilizar. O PIB da cidade cresceu 12,52% entre 1991 e 1995, e 13,38% entre 1996 e 2000. De 1991 a 1999, o PIB per capita aumentou 2,07 vezes em comparação com a média nacional.

Em 2000, Hanói representava cerca de 41% do PIB total do Vietnã. A indústria da cidade está concentrada em cinco áreas principais, incluindo metalurgia, calçados, eletrônicos, têxteis e vestuário, processamento de alimentos e materiais industriais, que representam 75,7% do valor total da produção industrial.

Além das aldeias tradicionais como Bat Trang, Co Nhue e Van Ha, que produzem artes plásticas e artesanatos para exportação, Hanói destacou-se economicamente em 2007 com um PIB per capita de 31,8 milhões VND, superior à média nacional.

A cidade é uma das mais industrializadas do Vietnã, atrás apenas de Cidade de Ho Chi Minh, e atrai muitos investimentos estrangeiros. Na zona antiga, onde o comércio familiar de seda e joias prosperou por séculos, muitos comerciantes de outras províncias passaram a administrar as lojas arrendadas de outras famílias originais que se mudaram do bairro.

Geografia

Hanói está situada nas planícies do norte do Vietnã, nas margens do rio Vermelho, a 1.760 km ao norte de Ho Chi Minh. A cidade está cercada por muitos rios, que são importantes para o transporte. Pois em 2008, expandiu-se a área metropolitana de Hanói para 3.344,70 km², incorporando a província de Ha Tay e outras regiões.

No entanto, Hanói possui um solo aluvial e muitos lagos, resultado das mudanças no curso dos rios ao longo do tempo. De acordo com às cheias dos rios, o povo vietnamita construiu diques, alguns dos quais hoje servem como vias de tráfego na cidade.

Clima de Hanói

O clima de Hanói é tropical, influenciado pelas monções, e dividido em quatro estações:

  • Primavera (fevereiro a abril): Temperaturas entre 15°C e 20°C, com garoa frequente e tempo úmido. É a estação do Ano Novo Lunar e de muitas festas populares.
  • Verão (maio a agosto): Temperaturas entre 30°C e 36°C, com muito sol e chuvas intensas.
  • Outono (setembro a novembro): Temperaturas entre 25°C e 36°C, com clima fresco, claro e seco. Considerada a melhor estação, mas é curta, durando de 50 a 60 dias.
  • Inverno (dezembro a janeiro): Temperaturas mais baixas, entre 10°C e 15°C, com dias nublados, úmidos e períodos de frio causados pelas monções.

A precipitação média anual é de aproximadamente 1.600 mm, mas em 2008, foi de 2.268 mm.

Educação

Hanói, como capital da Indochina Francesa, abrigou as primeiras universidades de estilo ocidental da região, incluindo a Faculdade de Medicina da Indochina (1902) – atualmente Universidade de Medicina de Hanói.

Depois que os comunistas tomaram o controle de Hanói, em 1954, com apoio da União Soviética, construíram-se novas universidades, entre elas a Universidade de Tecnologia de Hanói, até hoje a maior universidade técnica do Vietnã.

Hanói é certamente o maior centro de educação do país. Estima-se que 62% de todos os cientistas do país estejam vivendo e trabalhando em Hanói.

O acesso ao ensino superior é obtido mediante exames de ingresso, que se realizam anualmente e é, ao mesmo tempo, aberto para todos aqueles que concluíram com sucesso o ensino secundário.

A maioria das universidades em Hanói são públicas, apesar de que, nos últimos anos, têm surgido algumas universidades privadas.

Transporte de Hanói

Hanói possui o Aeroporto Internacional Noi Bai, situado a cerca de 45 km ao norte da cidade. Sendo assim o único aeroporto internacional para o norte do Vietnã, com diversas companhias aéreas operando nele.

Os táxis são comuns, com taxímetros disponíveis, sendo possível negociar o preço antes da viagem. Já no centro histórico é mais comum utilizar os Riquixás.

Além disso, Hanói é um ponto central para viagens de trem no Vietnã, com o “Expresso União” ligando a cidade a Ho Chi Minh e trens frequentes para Hai Phong e outras cidades do norte.

Turismo

Como capital do Vietnã por quase mil anos, Hanói é de fato um importante centro cultural, onde muitas dinastias vietnamitas deixaram suas marcas. Embora algumas relíquias tenham se perdido devido às guerras e ao tempo, a cidade ainda preserva muitos monumentos históricos e culturais.

Entre os principais pontos de destaque estão o Templo da Literatura, a mais antiga universidade do Vietnã (1070), a Pagoda de Um Pilar, bem como a Torre da Bandeira de Hanói. Em 2004, perto da praça Ba Dinh, no centro da cidade, descobriu-se ocasionalmente uma grande parte da antiga cidadela de 900 anos.

Arquitetonicamente, durante o período colonial francês, Hanói, entretanto, adquiriu um estilo colonial que ainda é visível hoje, com exemplos como as ruas arborizadas, a Ópera de Hanói, o Banco do Estado do Vietnã, o Palácio Presidencial, a Catedral Gótica St. Joseph e o hotel Sofitel Metrópole.

Hanói é conhecida como a “cidade dos lagos” devido aos seus belos lagos, sendo os mais famosos o Lago Hoan Kiem, Lago Oeste (Hồ Tây), Lago Halais (Hồ Thiền Quang) e Lago Bay Mau. O Lago Oeste, o maior da cidade, é um popular local de lazer, com templos ao redor, barcos de aluguel e um restaurante flutuante.

Museus de Hanói

Hanói possui também vários museus:

  • Museu Nacional da História Vietnamita;
  • Museu Nacional de Belas Artes do Vietnã;
  • Museu de Etnologia do Vietnã;
  • Museu da Revolução do Vietnã;
  • Museu Ho Chi Minh;
  • Centro de Artes Contemporâneas;
  • Museu de História Militar do Vietnã;
  • Museu de Hanói.

Gastronomia

A saber, Hanói tem tradições alimentares ricas e muitos dos pratos mais famosos do Vietnã, como phở, chả cá, bánh cuốn e cốm são supostamente provenientes de Hanói. Talvez o mais conhecido é o “phở”, uma simples sopa de macarrão de arroz, frequentemente servida no café-da-manhã, em casa ou nos cafés, mas também servida em restaurantes como refeição. Duas variedades dominam a cena em Hanói: Phở Bò, contendo carne, assim como Phở Gà, contendo frango.

Eleita como a segunda melhor cidade do mundo para alimentação por Shermans Travel.

Entretenimento de Hanói

Na cidade de Hanói você encontra uma variedade de opções de entretenimento, como por exemplo, teatros modernos e tradicionais, cinemas, bares com karaoke, discotecas, pistas de boliche e uma abundância de opções de compras proporcionam lazer para os moradores e turistas.

A Smart Travel Asia apontou Hanói como uma das 10 melhores cidades para compras na Ásia. O número de galerias de arte exibindo arte vietnamita tem subido surpreendentemente nos últimos anos. Entre os renomados está “Nhat Huy” de Huynh Thong Nhat, além disso foi quem criou o jogo Flappy Bird.

Seja também nosso fornecedor clicando aqui.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos Recentes

Receba novos artigos

Se inscreva em nossa Newsletter

Sem spam, notificaremos apenas sobre novos artigos.
Não perca!

Artigos relacionados