HAVANA: História, Cultura e Revolução

havana

Havana é a capital e a maior cidade de Cuba. Tem cerca de 2,4 milhões de habitantes. Cidade de uma rica tradição histórica e cultural, caracteriza-se por ser eclética e monumental ao mesmo tempo.

História de Havana

Havana foi fundada pelo conquistador espanhol Diego Velázquez de Cuéllar em 1519, enquanto Cuba foi descoberta por Cristóvão Colombo em sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 28 de outubro de 1492.

A fundação original ocorreu a princípio na costa sul da ilha, provavelmente na área que hoje corresponde a Batabanó. Em 1519, a cidade foi transferida para a costa norte, onde hoje está tornando-se assim um importante porto e um centro de comércio e defesa para as colônias espanholas nas Américas.

Arquitetura de Havana

1. Barroco Espanhol

  • Século XVII e XVIII: O barroco espanhol é um dos estilos mais antigos presentes em Havana, caracterizado por fachadas ornamentadas e complexas, com varandas de ferro forjado e janelas grandes. Exemplos notáveis incluem a Catedral de Havana e o Castillo de la Real Fuerza. Embora o estilo barroco cubano tem características próprias que diferem do barroco europeu, com influências locais que incluem o uso de coral (blocos de pedra calcária) e materiais nativos.

2. Neoclássico

  • Século XIX: Durante o século XIX, o neoclássico tornou-se o estilo dominante em Havana, certamente influenciado pelo gosto europeu da época. Este estilo é caracterizado por colunas simétricas, fachadas austeras e amplas praças públicas. O Capitólio de Havana e o Palácio dos Capitães Generais são excelentes exemplos dessa arquitetura.

3. Art Nouveau e Art Déco

  • Início do Século XX: Com a modernização de Havana no início do século XX, surgiram edifícios em estilo art nouveau e art déco. Estes estilos são caracterizados por linhas geométricas, decoração estilizada e influências modernas. O Edifício Bacardi é de fato um dos marcos mais famosos deste período.

4. Arquitetura Colonial

  • Centro Histórico: A área de Habana Vieja (Havana Velha), declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, é um tesouro de arquitetura colonial. As ruas estreitas e os edifícios coloridos retratam a vida nos tempos coloniais, com muitos edifícios restaurados para preservar sua beleza original.

5. Modernismo

  • Meados do Século XX: Durante as décadas de 1940 e 1950, Havana passou por um período de modernização, com a construção de hotéis, edifícios públicos e residências em estilos modernistas. O Hotel Nacional de Cuba e o Edifício FOCSA são acima de tudo ícones dessa era.
  • O modernismo em Havana foi mais influenciado por Le Corbusier e o estilo internacional adaptado ao contexto cubano.
  • O Edificio Focsa (1956), também situado em El Vedado, representa o domínio económico estrangeiro de Havana à época. Este complexo de 39 pisos foi concebido e baseado nas ideias de Le Corbusier de uma cidade autónoma dentro de uma cidade. Contava com 400 apartamentos, garagens, uma escola, um supermercado e restaurantes no topo. Era a estrutura de betão armado não apenas mais alta de Cuba, mas no mundo quando foi construída (não usando nenhuma moldura de aço).

6. Influência Afro-Cubana

  • Elementos Culturais: A influência africana na arquitetura de Havana é menos explícita nos estilos de construção, mas se manifesta nas cores vibrantes, na decoração e no uso de espaços públicos para celebrações e tradições culturais.

Cultura de Havana

Havana é um importante centro cultural, sediando eventos internacionais como o Festival de Ballet, o Festival do Novo Cinema Latino-Americano, o Festival de Jazz Plaza e o Festival Internacional de Guitarra (Violão) Leo Brouwer.

A cidade, que tem inspirado poetas e músicos ao longo dos séculos, é também a terra natal do poeta e escritor modernista José Martí, cujo nome batiza o Aeroporto Internacional José Martí.

Havana, conhecida como a “chave do Novo Mundo” por causa de sua localização estratégica, sediou os Jogos Pan-americanos em 1991. A Cidade Antiga de Havana e suas fortificações foram incluídas na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1982. Além disso, em 2015, a Plaza San Francisco de Assis recebeu a maior exposição de arte ao ar livre de Cuba, os United Buddy Bears, com um público estimado em 2 milhões de pessoas.

Clima de Havana

Havana tem um clima tropical, influenciado pela proximidade do mar juntamente com a corrente do Golfo, que traz as águas quentes do Caribe. A temperatura mínima registrada na província de Ciudad de La Habana foi de 2,0 °C em Santiago de las Vegas, no município de Boyeros.

Em Havana, a precipitação é abundante em setembro e outubro, mas os furacões geralmente causam apenas pequenos danos. Pois o clima atrai muitos visitantes durante o verão e no Natal. A cidade possui tradições sazonais, como nadar na primeira chuva de maio para dar sorte, e a crença de que mulheres grávidas devem evitar sair de casa durante um eclipse.

Turismo em Havana

  • Palacio de la Revolución: O Palacio de la Revolución é o principal edifício da Plaza de la Revolución. Originalmente abrigava o Palacio de Justicia e o Tribunal Supremo.
  • Fortaleza de San Carlos de La Cabaña: é uma fortaleza situada a leste da baía. La Cabaña é a maior fortaleza construída pela Espanha nas Américas. Esta foi construída a partir da invasão Inglêsa e terminou no final do século XVIII. Atualmente a fortaleza é a principal sede da Feria Inernacional del Libro, da Bienal de La Habana, entre outros eventos.
  • Capitolio Nacional: Construído em 1929, tinha como objetivo abrigar o Senado e a Câmara dos Representantes, foi a sede do governo de Cuba até a Revolução Cubana, em 1959. Este edifício colossal é visível da maior parte da cidade com a sua imponente cúpula. Em seu interior está a Estátua de la República representada pela deusa grega Atena. Atualmente é a sede da Academia de Ciencias.
  • Castillo del Morro: é uma pitoresca fortaleza localizada na entrada do porto de Havana.
  • Cementerio de Colón: Cemitério e museu que fica ao ar livre, ou seja, o mais famoso e maior cemitério das Américas, conhecida por sua beleza e imponência das suas esculturas.
  • Plaza Vieja: Originalmente chamada de Plaza Nueva. O conjunto urbano arquitetônico da praça é representado pelas valiosas e antigas construções coloniais dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Esporte e Lazer

  • La Calle 23 en el Vedado: uma das principais ruas da cidade. Inicia em El malecon, passando por vários ministérios como o da Salud Pública e o do Trabajo. Passa também pela famosa heladería Coppelia (mais conhecida como La catedral del helado-Catedral do Sorvete) e por vários hotéis, clubes e discotecas, com a finalidade de atrair centenas de jovens nos finais de semana.
  • Coney Island ou La isla del coco: Foi um dos primeiros parques temáticos em Cuba e na América Latina, inspirado no lendário parque de Nova Iorque (com o mesmo nome, Coney Island).
  • Ciudad Deportiva: Localizado na esquina da Avenida Boyeros e da Vía Blanca, foi casa por quase cinco décadas de inúmeros eventos esportivos, políticos, educacionais e culturais. Possui também um complexo de estádios e piscinas.
  • La Fuente Luminosa: está localizada em uma grande rotatória entre a Calle 26, a Vía Blanca e a Avenida de Rancho Boyeros.
  • Museo Nacional de Bellas Artes: O Museo Nacional de Bellas Artes, dedicado à arte cubana e universal, conserva por certo o principal patrimônio artístico do país.

Catedral de la Virgen María de la Concepción Inmaculada de La Habana

Mais conhecida como a Catedral de Havana, é um dos marcos arquitetônicos e históricos mais importantes de Cuba. Sua história reflete o passado colonial e religioso da ilha.

A construção da catedral começou em 1748 e foi concluída em 1777. Originalmente, o local abrigava uma igreja jesuíta, mas, após a expulsão dos jesuítas de Cuba em 1767, a igreja foi transformada em catedral.

A obra foi projetada pelo arquiteto italiano Francesco Borromini e liderada pelos engenheiros Simón Calvo e Pedro Medina, cobrindo uma área de 1 200 m² e com capacidade para quinhentas pessoas, que é acessível através de degraus de granito. A catedral fica aberta de segunda a sexta das 9h às 17h, sábados e domingos das 9h às 14h.

Gastronomia de Havana

1. Comida Cubana Tradicional

  • Ropa Vieja: Um prato clássico de carne desfiada cozida com tomate, pimentões e especiarias, servido com arroz e plátano frito.
  • Arroz com Feijão: Um acompanhamento essencial, frequentemente servido com a maioria das refeições cubanas. É comum o arroz com feijão preto, mas também utiliza-se feijão vermelho ou verde.
  • Lechón Asado: Porco assado marinado com uma mistura de temperos e assada lentamente, geralmente preparado para celebrações e eventos especiais.

2. Influências Internacionais

  • Comida Espanhola: Devido à herança colonial, pratos espanhóis como paella e tapas também são populares em Havana.
  • Influências Africanas: Os sabores africanos também enriquecem a culinária cubana, com o uso de especiarias e ingredientes como o quiabo e o inhame.

3. Comida de Rua

  • Empanadas e Croquetas: Lanches populares encontrados em vendedores ambulantes e mercados.
  • Tostones e Mandioca: Plátanos fritos e mandioca são acompanhamentos comuns, frequentemente servidos em lanches ou como parte das refeições principais.

4. Doces e Bebidas

  • Desserts: Alguns doces cubanos populares incluem o “tres leches” (bolo embebido em uma mistura de três tipos de leite) e “flan” (um pudim de caramelo).
  • Coquetéis: Havana é famosa por seus coquetéis, como o Mojito e o Daiquiri, ambos com origens na cidade. O rum cubano é a base para muitas dessas bebidas.

Economia de Havana

A localização estratégica de havana contribuiu para seu crescimento econômico, tornando-a um importante centro comercial do Novo Mundo. A cidade prosperou inicialmente com a indústria açucareira e o tráfico de escravos, e mais tarde se tornou um famoso destino de férias após a independência de Cuba. Apesar dos esforços do governo de Fidel Castro para descentralizar a produção industrial, Havana permanece como o principal centro de produção industrial do país.

Embora a tradicional indústria açucareira de Cuba esteja distribuída por outras localidades, Havana concentra muitas indústrias importantes, incluindo as de produtos cárnicos, químicas, farmacêuticas, alimentícias, de montagem de veículos, têxteis e de bebidas alcoólicas, especialmente rum. Entretanto, a cidade é também renomada pela produção dos famosos charutos havanos, um produto de destaque internacional.

Apesar do desenvolvimento dos portos de Cienfuegos e Matanzas após o governo revolucionário, Havana continua sendo o principal porto de Cuba, responsável por 50% das importações e exportações, além de abrigar uma indústria pesqueira significativa. Com o colapso da União Soviética em 1991 e o aumento do embargo dos EUA, Havana e o resto de Cuba enfrentaram surpreendentemente sua pior crise econômica desde a revolução de 1959.

Crise Econômica

A crise econômica em Cuba, conhecida como “Período Especial em Tempo de Paz”, coincidiu com um crescimento exponencial do turismo a partir de 1990. Pois nesse ano, Havana recebeu 1,6 milhão de turistas, com um crescimento médio de 19% em relação aos anos anteriores. Em 2004, o número de turistas aumentou para 2,05 milhões, gerando US$ 2,25 bilhões, e em 2005, o recorde foi de 2,3 milhões de visitantes, como resultado de um aumento de 13,2% em relação ao ano anterior.

Na década de 1980, construiu-se na parte oeste de Havana um Polo Científico dedicado à Biotecnologia, que exporta produtos como medicamentos, equipamentos e vacinas, competindo igualmente com os de países mais desenvolvidos.

A cidade também experimenta um crescimento no setor de serviços, com a presença de sucursais de marcas automotivas como por exemplo Peugeot e Mercedes-Benz, além de marcas de perfumaria e moda como Dolce & Gabbana, Zara e Benetton, revitalizando antigas áreas comerciais como o “Boulevard de San Rafael”, “Galiano” e “Calle Obispo”.

Transportes de Havana

Havana era antigamente conhecida por uma excelente rede de transportes públicos, quer de autocarros quer de táxis, baseado no esquema metropolitano de Nova Iorque proposto em 1921.

Rodoviário

A princípio, em 1959, os autocarros de Havana fizeram mais de 29 000 viagens diárias numa densa rede viária que permitia atingir os 600 000 habitantes de Havana nessa data. Logo após a revolução socialista o transporte público ficou sob direção do Ministério dos Transportes (MITRANS).

Os transportes rodoviários públicos de Havana possui duas divisões, a Omnibus Metropolitanos (OM) e a MetroBus. Os autocarros MetroBus são conhecidos como “camellos” pelos havaneses.

Em 2007, a aquisição de novos veículos para a rede de transportes permitiu a substituição dos “camelos” e a implementação de um novo sistema de transporte, baseado em dois serviços complementares na capital. Dessa forma o Metrobus, opera 17 rotas principais de longa distância, identificadas com a letra “P”, utilizando ônibus articulados de alta capacidade. Porém a frota do Metropolitan Omnibus, é de ônibus de médio porte cobrindo 102 rotas, afim de complementar e apoiar o sistema Metrobus.

Aéreo

A saber, Havana foi o destino do primeiro voo internacional de uma companhia aérea dos Estados Unidos, quando a Pan-American Airlines voou de Key West, na Flórida, para a cidade em 1927. Ademais, em 1946, o cubano Reinaldo Ramirez inaugurou a primeira rota da América Latina para a Europa, ligando Havana à Madrid com a companhia “Aerovias Cubanas Internacionales” e o avião chamado “La Ruta de Colon”. O principal terminal aéreo da cidade é o Aeroporto Internacional José Martí, porque oferece voos diretos para diversos destinos na América e Europa.

Sem dúvida a Cubana de Aviación é a companhia aérea nacional cubana que opera com aviões maioritariamente de origem russa. Outras companhias são a Aero Caribbean e a Aerogaviota, que voam no espaço caribenho, bem como no centro-americano.

Na cidade há outros aeroportos de menor relevância: o “Ciudad Libertad” (no município de Playa), Managua (a sul da cidade, no município Arroyo Naranjo) e o de Baracoa (a oeste, no município de Playa), destinados às forças armadas e a voos nacionais.

Ferroviário

Havana é certamente o principal centro de transporte ferroviário de Cuba, tanto para carga quanto para passageiros. Afinal, além da cidade produz aço, equipamentos e produtos da indústria leve, também recebe grandes carregamentos de alimentos, cimento e minerais para processamento.

Embora o transporte de passageiros ainda não tenha se recuperado totalmente da crise do final do século XX, acordos com a Venezuela e a China estão em andamento para reparar as vias e adquirir novos equipamentos. Portanto, as principais estações ferroviárias de Havana são a “Estación Central de Ferrocarriles” e a “Estación La Coubre”.

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