MONTERREY: Montanhas e Modernidade em Harmonia

monterrey

 Monterrey é a capital e a maior cidade do estado mexicano de Nuevo León, no nordeste do país. Com uma população estimada em 1,1 milhão de habitantes (dados de 2010) residindo em seu núcleo urbano, figura como a nona cidade mais populosa do país.

A Região Metropolitana de Monterrey, a terceira maior do México, que engloba diversas cidades periféricas, abrigando um total de pouco mais de 4 milhões de habitantes, espalhados por uma área de 5346,8 km². 

Fundada no século XVI por Diego de Montemayor, sempre teve um papel de relativa importância no país e, hoje, figura como o segundo maior centro industrial do México, depois da capital, a Cidade do México.

Os poucos primeiros povoadores, cerca de 34, somadas as crianças, passaram muitas dificuldades. Suas casas eram de adobes e tudo o que foi construído pouco a pouco foi vindo abaixo com as chuvas e inundações de 1611. Após as inundações de 1611, o povo começa novamente a construir a cidade, desta vez em um local um pouco mais alto (Plaza Zaragoza).

Eleita a Segunda Cidade mais Rica do México

Esse fato influencia de forma significativa para a cidade ser considerada a segunda mais rica do país, superada mais uma vez apenas pela capital mexicana.

Além do alto desenvolvimento econômico, a cidade também se destaca por oferecer um nível de qualidade de vida relativamente alto aos seus moradores, em comparação com a média nacional, sendo uma das cidades mexicanas com maior PIB per capita.

Devido a Guerra da Independência do México, a cidade vivenciou uma significativa expansão populacional e econômica, figurando como um dos maiores centros urbano industriais da América Latina desde então.

Geografia de Monterrey

Montanhas e serras cercam a cidade, conferindo-lhe um caráter único. A Serra Madre Oriental muda de direção bruscamente para o leste até Monterrey, como é fácil distinguir em imagens de satélite.

A noroeste da cidade está localizado na Serra de las Mitras (de aparência semelhante à mitra usada por bispos). A imponente e inconfundível Cerro de la Silla, com uma altura máxima de 1820 metros, domina o leste na parte norte da Serra de la Silla.

O Cerro de la Silla é o símbolo por excelência da cidade de Monterrey, que tem esse nome, mas na realidade é uma montanha. Na direção do município de San Nicolás de los Garza, no nordeste da cidade, situa-se o Cerro del Topo Chico, famoso por suas antigas fontes de águas termais.

Ao sul de rio Santa Catarina o Cerro de Loma Larga, atualmente perfurado por un túnel, divide Monterrey de San Pedro Garza García. Ao norte do rio Santa Catarina se encontra a “Loma de la Chepe Vera” conhecida popularmente como Cerro del Obispado.

A região norte do município sediou uma das batalhas mais importantes da história mexicana, quando os americanos invadiram o México em setembro de 1846.

Clima de Monterrey

Monterrey possui um clima semiárido. O clima é extremo: muito quente no verão e frio no inverno. A precipitação média anual gira em torno de 580 mm. As chuvas se distribuem principalmente de junho a outubro.

A temperatura média anual é de 21 °C, porém, esta média oculta a enorme oscilação térmica das estações. No verão, são comuns as temperaturas superiores a 30 °C.

Em julho e agosto, a temperatura máxima média é de 35 °C, ultrapassando os 35 °C por muitos dias seguidos desde junho até os primeiros dias de setembro. No inverno, constantemente chegam à região massas de ar frio acompanhadas muitas vezes por umidade da costa, o que faz a temperatura cair notavelmente, sendo registrado, todos os anos, ao menos dois ou três dias com temperaturas de 0 °C ou menos.

Economia de Monterrey

Monterrey é um importante centro industrial no norte do México, produzindo um PIB de 78,5 bilhões dólares americanos (2006). O PIB per capita da cidade em 2007 era de 21 788 dólares americanos.

A saber, em 1999, a revista Fortune classificou a cidade como a melhor da América Latina para se fazer negócios. A revista atribui a sua riqueza económica, em parte, à sua proximidade com a fronteira Estados Unidos – México e menciona Monterrey como uma cidade com importantes vínculos econômicos para os Estados Unidos.

É atualmente a terceira melhor cidade para se fazer negócios pela revista América Economia. Muitas vezes, referem-se a Monterrey como a “Pittsburgh do México” devido à sua forte indústria de aço. Assim, a cidade tem posições importantes em setores como o aço, cimento, vidro, peças de carro e cerveja.

Monterrey ficou em 94º lugar mundial e quinto da América Latina em termos de qualidade de vida de acordo com a Mercer Human Resource Consulting (2006), e em 2005, a América Economia classificou-a em segundo lugar, e, em 2006, em quarto lugar.

Alguns dos shoppings na cidade incluem Paseo San Pedro, Plaza Fiesta San Agustín, Galerías Monterrey e Galerías Valle Oriente, que, como resultado, distribuem bens e serviços para a população mexicana.

Gastronomia

Cabrito é o prato tradicional mais popular de Monterrey

O prato mais tradicional de Monterrey é principalmente o cabrito, cozido em brasas baseada na cozinha judaica dos fundadores da cidade. Outros pratos e costumes locais que é provável que datem do Crypto-Judaismo, destes fundadores, são o “semia” (pão sem fermento).

A sobremesa Capirotada (uma mistura de pão cozido, queijo, passas, amendoim e cristalizadas com caldo de cana), porém a relativa ausência de pratos de carne de porco. Outro prato famoso local é o machacado con huevo.

Carne assada no fim de semana continua a ser certamente uma tradição entre as famílias de Monterrey. Normalmente serve-se com cebolas grelhadas, batatas assadas e salsichas ou picado como tacos.

Cerveja produzida localmente e cola são quase uma parte obrigatória do ritual semanal. Assim como as sobremesas tradicionais, “glorias” e “Obleas”, feita a partir de leite de cabra, são os doces.

Arte

Monterrey é uma cidade cosmopolita pois conta com importantes museus que sempre buscam oferecer um espaço de expressão e difusão para os trabalhos de artistas locais, nacionais e internacionais, sem diferenciar os artistas consagrados dos artistas das novas gerações.

Museus

Entre os museus se destacam: Museu de Arte Contemporânea (Museo de Arte Contemporáneo – MARCO), Museu de História Mexicana (Museo de Historia Mexicana), Museu do Palácio do Governo (Museo del Palacio de Gobierno), Museu do Nordeste (Museo Del Noreste), Museu de História Natural (Museo de História Natural), Musel do Vidro (Museo del Vidrio), Museu Regional de Monterrey (Museo Regional de Monterrey), Planetário e Museu Alfa (Planetario y Museo Alfa) e o Salão da Fama do Beisebol Profissional do México (Salón de la Fama del Béisbol Profesional de México). Além destes a Casa da Cultura (Casa de la Cultura) de Nuevo León, Centro das Artes (Centro de las Artes) e por fim a Pinacoteca Colégio Civil.

Seja também nosso fornecedor clicando aqui.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos Recentes

Receba novos artigos

Se inscreva em nossa Newsletter

Sem spam, notificaremos apenas sobre novos artigos.
Não perca!

Artigos relacionados