CALAMATA: História, Cultura e Natureza

calamata
Por Pfloros em Wikipédia em inglês, CC BY-SA 3.0, Hiperligação

Calamata, localizada na região do Peloponeso, no sul da Grécia, é uma cidade rica em história, cultura e belezas naturais. Situada à beira do Golfo Messênico, a cidade é cercada por montanhas e mar, oferecendo vistas deslumbrantes e um ambiente propício para atividades ao ar livre. 

Geografia e Clima 

Calamata está situada na costa sudoeste da Grécia, em uma região caracterizada por sua diversidade geográfica. A cidade é cercada pelas montanhas de Taygetus a leste e pelo Mar Jônico a oeste.

Este contraste entre montanhas e mar cria uma paisagem única e atrai visitantes que buscam tanto praias quanto trilhas nas montanhas. O clima é mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos, o que contribui para a produção agrícola da região.

A maior temperatura máxima já registrada em Kalamata é de 45,0 °C ou 113,0 °F em 24 de junho de 2007 e a menor mínima já registrada é de -5 °C ou 23 °F em 14 de fevereiro de 2004. Uma leitura de 45,1 °C (113,2 °F) foi relatada na estação da cidade que é operada pelo Observatório Nacional de Atenas em 23 de julho de 2023.

Economia de Calamata

A economia de Calamata é diversificada, com a agricultura desempenhando um papel fundamental. Além da agricultura, o turismo também é um setor importante, com visitantes atraídos pela combinação de história, cultura e natureza que a cidade oferece.

A área também produz figos, passas e outras espécies, como frutas e legumes. No setor industrial existem diversas indústrias de padronização e processamento de produtos agrícolas, destilarias etc. Uma importante unidade industrial da região é a Fábrica de Tabaco Karelia, enquanto no passado funcionava na cidade uma grande fábrica da Levi’s.

História de Calamata

A história de Kalamata começa com Homero, que menciona Fares (daí a rua principal “Faron” no centro da cidade), uma antiga cidade construída aproximadamente onde hoje fica o castelo franco da cidade. Kalamata teve importância limitada durante o período antigo, pois está sob domínio lacônico desde meados do século VIII aC. até meados do século IV aC.

Calamata possui uma história rica que remonta à antiguidade. A cidade tem raízes que datam da época micênica, e ao longo dos séculos, várias civilizações a influenciou, incluindo os romanos, bizantinos, venezianos e otomanos. Um dos marcos históricos mais importantes da cidade é o Castelo de Calamata, construído durante o período bizantino e localizado em uma colina com vista panorâmica da cidade.

Gastronomia 

A gastronomia de Calamata é um reflexo de sua rica tradição agrícola. A cidade é famosa pela produção de azeite de oliva de alta qualidade, principalmente as azeitonas Calamata, apreciadas mundialmente. O azeite de oliva é o ingrediente central em muitos pratos, e a culinária local é conhecida por sua simplicidade e uso de ingredientes frescos. Além das azeitonas, outros produtos típicos incluem mel, vinho e ervas aromáticas. Pratos como o moussaka, souvlaki e diversas variedades de peixes e frutos do mar são comuns nos restaurantes locais.

Arquitetura de Calamata

O neoclássico inicial (até 1880) é uma forma de transição entre a arquitetura tradicional e a neoclássica. Neste contexto, utiliza-se o primeiro andar como residência, enquanto o rés-do-chão como loja, oficina de artesanato ou armazém. Construiu-se, no período de 1880-1920, a maior parte dos edifícios neoclássicos, que se espalharam por todas as zonas da cidade, mas principalmente em torno da Rua Aristomenouis. Geralmente são residências e raramente uma combinação de residência (andar) e loja (térreo).

Os edifícios que seguem o estilo eclético estão cronologicamente situados nas primeiras décadas do século XX e, ao mesmo tempo, se baseiam no neoclassicismo, assim como em outros padrões europeus (barroco , estilo gótico , rústico, art nouveau) e pelas novas tendências. da arquitetura ateniense. Eles consistem em um único volume de dois andares.

Artes e Cultura

Calamata é um centro cultural vibrante, conhecido por seu Festival Internacional de Dança de alto nível artístico e influência global que acontece tanto no Dance Hall da cidade, mas também em outras partes de Kalamata, recebendo apresentações e dançarinos, artistas e público de todo o mundo.

Além da dança, a cidade também é um ponto de encontro para as artes visuais e a música, por exemplo. Pois seus museus, galerias e teatros oferecem uma rica programação cultural durante todo o ano, refletindo a longa tradição artística da cidade.

Em suma, Calamata é uma cidade que combina história, cultura e natureza de maneira harmoniosa, oferecendo tanto aos residentes quanto aos visitantes uma experiência única e autêntica da Grécia.

As escolas da Universidade do Peloponeso operam em Calamata, que se ampliou surpreendentemente após a integração do T.E.I.. Além disso, a cidade possui instalações esportivas completas e modernas, e hospitais modernos como Kalamata General Hospital.

Todos os anos em Calamata, nos últimos anos, comemora-se o Carnaval de Calamata, durante o qual acontecem eventos carnavalescos em vários pontos da cidade e no último domingo há por fim um desfile de carros alegóricos.

Transporte de Calamata

O Parque Ferroviário Municipal de Calamata está localizado ao sul do centro da cidade e é um museu ferroviário ao ar livre com o intuito de atrair mais turistas.

Em exposição no Parque Ferroviário estão sobretudo sete locomotivas a vapor e uma locomotiva a diesel, um guindaste manual de 1890, duas carroças (uma com rodas e uma manual), três carros de passageiros de 1ª classe e cinco de 1ª e 2ª classes de 1885.

Calamata também possui um sistema de ônibus urbano com sete linhas e uma marina organizada para atracação de barcos particulares com serviços completos aos seus usuários, bem como um aeroporto internacional.

Museus

Em Calamata, alguns museus notáveis que você pode visitar incluem:

  1. Museu Arqueológico de Messínia (Archaeological Museum of Messenia) – Exibe achados arqueológicos da região, com artefatos que datam desde a era pré-histórica até o período romano.
  2. Museu Militar de Calamata (Military Museum of Kalamata) – Focado na história militar da Grécia, especialmente nos eventos da Guerra da Independência Grega.
  3. Museu Benakeion (Benakeion Museum) – Um museu de história e arte, abrigando uma coleção de objetos e artefatos que representam a cultura e a história da região de Calamata.
  4. Museu Folclórico e Histórico de Calamata (Historical and Folklore Museum of Kalamata) – Dedicado à preservação e exibição da cultura popular e tradições locais, com exposições sobre o modo de vida tradicional da região.
  5. Pinacoteca de Arte Moderna de Calamata (Municipal Gallery of Kalamata) – Exibe obras de arte moderna e contemporânea, muitas delas de artistas gregos.

Esses museus oferecem uma rica experiência cultural e histórica, destacando assim a herança diversificada de Calamata e da região da Messínia.

Seja também nosso fornecedor clicando aqui.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos Recentes

Receba novos artigos

Se inscreva em nossa Newsletter

Sem spam, notificaremos apenas sobre novos artigos.
Não perca!

Artigos relacionados