San Diego, localizada no sul da Califórnia, é a segunda cidade mais populosa do estado e a oitava dos EUA, situada às margens da baía de San Diego, no litoral do Pacífico, a 190 quilômetros de Los Angeles. Conhecida por seu clima ameno, porto natural, extensas praias, conexão com a Marinha dos EUA e centro de biotecnologia, tem quase 1,4 milhão de habitantes (censo de 2020) sendo assim classificada como a 20ª cidade mais segura dos EUA em 2013.
História
Os povos Kumeyaay habitaram-na, a princípio, por mais de 10 mil anos. O primeiro europeu a visitar a região foi o explorador português João Rodrigues Cabrilho, que a declarou parte do império espanhol em 1542 e a nomeou “San Miguel”. Mas em 1602, Sebastián Vizcaíno explorou a área e renomeou o local como San Diego de Alcalá, em homenagem ao santo católico Diogo de Alcalá.
Já em maio de 1769, Gaspar de Portolá fundou o Forte Presidio de San Diego. Em 1821, após a independência do México, San Diego passou a fazer parte da Alta Califórnia mexicana. Porém em 1846, durante a Guerra Mexicano-Americana, os EUA reconquistaram San Diego através de operações militares e ocupação, como parte de sua expansão para o Oeste.
Economia de San Diego
A ferrovia em 1884 e o estabelecimento da base naval durante a Primeira Guerra Mundial contribuíram para o crescimento da cidade.
Desde o início do século XX até a década de 1970, a cidade foi de fato o centro da pesca e conservação de atum, sendo chamada de “capital de atum do mundo”. Nesse sentido, estabeleceu-se em 1911 a primeira fábrica de conservas, e por volta dos anos 1930 empregava mais de 1.000 pessoas. No entanto, devido ao aumento dos custos e à concorrência estrangeira, a última fábrica fechou no início dos anos 1980.
Bases Militares
A cidade abriga várias bases militares, incluindo instalações da Marinha dos EUA, do Corpo de Fuzileiros Navais e da Guarda Costeira. A cidade é um centro estratégico para a Frota do Pacífico dos EUA e a Marinha
O porto de águas profundas impulsiona sua economia, que abriga os únicos grandes estaleiros submarinos e de construção naval da Costa Oeste. A cidade é sede de importantes empreiteiros de defesa, como por exemplo General Atomics, Cubic e NASSCO.
A cidade possui surpreendentemente a maior frota naval do mundo, com 53 navios e mais de 35.000 pessoas associadas ao Departamento de Defesa em 2008. Aproximadamente 5% dos empregos civis na cidade estão relacionados ao setor militar, e 15.000 empresas do condado dependem de contratos do Departamento de Defesa.
Além de sediar grandes produtores de tecnologia sem fio, como a Qualcomm, que é um dos maiores empregadores privados na cidade, outros fabricantes de tecnologia sem fio com sede em San Diego incluem Nokia, LG Electronics, Kyocera International, Cricket Communications e Novatel Wireless.
A maior empresa de software da cidade é a Websense Inc., e a ESET, uma empresa de segurança eslovaca. A cidade foi designada como um iHub Innovation Center, promovendo a colaboração entre tecnologia sem fio e ciências da vida.
Centros de Pesquisa
A Universidade da Califórnia, San Diego e outras instituições de pesquisa impulsionaram o crescimento da biotecnologia na cidade. Em 2013, ela possuía o segundo maior cluster de biotecnologia dos EUA, atrás de Boston e à frente da área da baía de São Francisco, com mais de 400 empresas na área.
La Jolla e Sorrento Valley são centros importantes para empresas de biotecnologia, incluindo grandes nomes como Illumina e Neurocrine Biosciences. A ciadade também abriga mais de 140 organizações de pesquisa contratada (CROs) que prestam serviços para empresas farmacêuticas e de biotecnologia.
Turismo
O turismo nessa cidade é uma indústria importante, impulsionada pelo clima, praias e atrações como o Balboa Park, Belmont Park, o zoológico de San Diego, o Safari Park e o SeaWorld San Diego. A herança espanhola e mexicana é visível em locais históricos como Mission San Diego de Alcala e Old Town San Diego State Historic Park. A crescente indústria cervejeira atrai visitantes para passeios e para a San Diego Beer Week em novembro, e a cidade é conhecida como a “Capital da Cerveja Artesanal da América”.
A saber, em 2012, o Condado de San Diego recebeu mais de 32 milhões de visitantes, que gastaram cerca de US$ 8 bilhões. A indústria de turismo emprega mais de 160.000 pessoas. A indústria de navios de cruzeiro, que já foi a segunda maior da Califórnia, enfrenta um declínio desde 2008. O número de escalas caiu de mais de 250 em 2008 para 90 entre 2016 e 2017.
San Diego Bay e Mission Bay oferecem cruzeiros locais para passeios turísticos, bem como cruzeiros de observação de baleias para observar a migração de baleias cinzentas, atingindo o pico em meados de janeiro. A pesca esportiva é outra atração turística popular; a cidade é o lar da maior frota de pesca esportiva do sul da Califórnia.
Cultura
O Balboa Park abriga vários museus populares, incluindo o Museu de Arte de San Diego, o Museu de História Natural, o Museu do Homem, o Museu de Arte Fotográfica e o Air & Space Museum, além do zoológico da cidade.
O Museu de Arte Contemporânea de San Diego (MCASD) está em La Jolla, com uma filial no centro de Santa Fe Depot. No centro da cidade, o distrito de Columbia possui exposições históricas no Museu Marítimo de San Diego, destacando a Estrela da Índia, e o Museu de Porta-Aviões de San Diego, com o USS Midway.
Jahja Ling, de 2004 a 2017, foi quem dirigiu, nesse meio tempo, a Sinfonia de San Diego, com apresentações regulares no Symphony Towers. A Ópera de San Diego, localizada no Civic Center Plaza e agora dirigida por David Bennett, é uma das 10 principais companhias de ópera dos EUA, segundo a Opera America.
O Old Globe Theatre no Balboa Park produz cerca de 15 peças e musicais por ano. O La Jolla Playhouse, da UCSD e dirigido por Christopher Ashley, também produz estreias mundiais de peças e musicais que ganharam ou foram indicados ao Tony Award na Broadway.
O Teatro Joan B. Kroc, no Performing Arts Center do Kroc Center, é um moderno teatro de 600 lugares que oferece apresentações de música, dança e teatro. O Repertory Theatre de San Diego, localizado no Lyceum Theatres em Westfield Horton Plaza, produz uma variedade de peças e musicais. A cidade tem uma longa tradição de filmagens, com centenas de filmes e uma dúzia de programas de TV produzidos na cidade desde 1898.
Transporte de San Diego
San Diego possui uma extensa rede de ciclovias, e seu clima ameno torna o ciclismo uma opção viável durante todo o ano. No entanto, o terreno montanhoso e as longas distâncias tornam o ciclismo menos prático.
Bairros antigos e densos do centro são mais favoráveis ao ciclismo devido aos padrões de ruas mais antigos, enquanto áreas suburbanas têm estradas menos cicláveis. Em 2006, a cidade foi classificada como a melhor cidade dos EUA para andar de bicicleta entre as com população acima de 1 milhão.
A cidade também é servida pelo sistema de trilhos leves San Diego Trolley, pelo sistema de ônibus SDMTS, e pelo Coaster e pelo trem de passageiros Amtrak Pacific Surfliner; o norte também é servido pela linha ferroviária Sprinter. O carrinho atende principalmente às comunidades urbanas do centro e do entorno, Mission Valley, leste do condado e litoral sul da baía.
Os trens Amtrak e Coaster conectam San Diego a várias cidades, incluindo Los Angeles e Orange County, através do Metrolink e do Surfliner do Pacífico. San Diego possui duas estações da Amtrak, na Cidade Velha e posteriormente no centro de Santa Fe Depot. Informações sobre transporte público na região estão disponíveis online e pelo telefone “511”.
A cidade possui dois grandes aeroportos comerciais. O Aeroporto Internacional de San Diego (SAN), também conhecido como Lindbergh Field, sendo o mais movimentado aeroporto de pista única dos EUA, atendendo mais de 24 milhões de passageiros em 2018. Localizado na Baía de San Diego, a 4,8 km do centro da cidade, oferece dessa forma voos regulares para os EUA, Havaí, Canadá, Alemanha, México, Japão e Reino Unido.
Gastronomia de San Diego
Sua gastronomia reflete com toda a certeza sua localização costeira, diversidade cultural e influências da culinária mexicana e californiana. Aqui estão alguns aspectos marcantes da gastronomia da cidade:
- Frutos do Mar: Aproveitando sua posição ao longo da costa do Pacífico, a cidade é conhecida certamente por sua excelente oferta de frutos do mar. Pratos como fish tacos (tacos de peixe), ceviche, e clam chowder são populares. O Mercado de Peixes, localizado no bairro de Little Italy, é um excelente lugar para experimentar principalmente frutos do mar frescos.
- Culinária Mexicana: San Diego tem uma forte influência mexicana, ao passo que reflete em sua oferta gastronômica. Tacos, burritos e enchiladas são comuns, e muitos restaurantes oferecem pratos autênticos com ingredientes frescos e saborosos. Os fish tacos são um prato particularmente emblemático da região.
- Culinária Californiana: A culinária californiana é famosa por seu enfoque em ingredientes frescos e sazonais. Pois em San Diego, você encontrará pratos que combinam ingredientes locais com técnicas culinárias inovadoras. Restaurantes frequentemente utilizam produtos locais como por exemplo abacates, tomates, e vegetais frescos.
- Cervejas Artesanais: A cidade é um hotspot para a cerveja artesanal porque abriga várias micro cervejarias e cervejarias artesanais, como Ballast Point e Stone Brewing, que produzem uma grande variedade de estilos de cerveja. Portanto, a cultura da cerveja artesanal é uma parte importante da cena gastronômica local.
Seja também nosso fornecedor clicando aqui.